top of page

PERGUNTAS E RESPOSTAS

 

 

O compromisso efetivo com a saúde, assumido pela Biofórmula há mais de 37 anos, faz da farmácia, uma das mais completas do mercado, disponibilizando remédio até para suas dúvidas.

 

Por isso, nesta página você encontrará respostas às perguntas mais usuais sobre medicamentos manipulados.

 

Caso, após a leitura, você ainda tenha dúvidas, entre em contato com um de nossos farmacêuticos.

 

Medicamentos manipulados podem ser emprestados?

Não. Por serem produzidos com base em fórmulas personalizadas, ou seja, prescritas para atender a casos específicos, os medicamentos manipulados não devem ser emprestados.

 

Quais precauções devem ser adotadas durante o uso do medicamento?

Em primeiro lugar, siga corretamente a posologia indicada pelo médico, transcrita no rótulo e/ou na receita. Em caso de dúvidas, gravidez, uso de outros medicamentos, efeitos colaterais ou sintomas inesperados, consulte sempre seu médico.

 

Qual o prazo de validade do medicamento manipulado?

O prazo de validade de cada medicamento corresponde ao período de tratamento para o qual foi manipulado, considerando a posologia indicada. Portanto, o medicamento não deve ser utilizado após seu vencimento, uma vez que os ativos terão os efeitos assegurados até a data de validade especificada no rótulo.

 

Quando o tratamento deve ser iniciado?

Inicie o tratamento logo após a aquisição da receita pois, como já vimos, os ativos terão os efeitos assegurados até a data de validade.

 

Quais os cuidados a serem tomados com o medicamento?

 

  • Lave e seque bem as mãos antes de usá-lo;

 

  • Não retire o sache com sílica antiumectante da embalagem;

 

  • Evite tomá-lo no escuro, o que pode acarretar erros de dosagem ou mesmo a troca de produtos;

 

  • Sempre feche a embalagem após o uso;

 

  • Mantenha-o fora do alcance de crianças;

 

  • Conserve-o em lugar fresco e ao abrigo da luz.

 

Devem ser adotadas precauções especiais para produtos controlados de uso interno?

Sim. Durante o uso dos produtos controlados, identificados por tarja preta ou vermelha na embalagem, não ingira bebidas alcoólicas e redobre o cuidado ao dirigir e/ou operar máquinas. Além disso, procure manipular o medicamento no prazo de 30 dias após a emissão da receita. Após este prazo, as receitas perdem sua validade.

 

Qual o prazo para a entrega do medicamento?

O prazo para a entrega do medicamento oscila entre 24 e 48 horas, conforme a complexibilidade de sua formulação, salvo nos casos em que o médico precisa ser consultado pelo laboratório, fato que poderá acarretar um eventual atraso.

 

É normal o medicamento apresentar variações em sua coloração?

Sim. Fórmulas dermatológicas que utilizam princípío ativo de origem vegetal, como as tinturas, podem ter sua coloração e consistência alteradas, conforme a época de colheita das ervas.

 

O tamanho das cápsulas pode variar?

Sim. O tamanho das cápsulas gelatinosas também podem variar de acordo com o procedimento utilizado em sua produçâo, em nada interfirindo na atividade farmacológica.

 

É comum as cápsulas apresentarem odores fortes?

Sim. Algumas matérias-primas têm, por natureza, um odor forte, que pode perdurar após o processo de manipulação.

 

Por que, algumas vezes, o produto não ocupa a totalidade do frasco?

Nem sempre o produto ocupa a totalidade do frasco, porque o peso ou o volume dos medicamentos manipulados correspondem ao que está discriminado no rótulo, independentemente da capacidade máxima de suas embalagens.

 

As fórmulas podem ser repetidas após o tratamento?

É conveniente consultar o médico antes de repetir as fórmulas, pois muitos produtos não devem ser administrados por períodos prolongados. Além disso, fórmulas com substâncias controladas necessitam de novas receitas e/ou notificações para serem aviadas.

bottom of page